Na foto observe da esquerda para direita as imagens: Santa Rita de Cássia, Santa Luzia, São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora do Carmo, São Pedro de Verona e Santo Antônio.
Em convênio com a Arquidiocese de Mariana, a Catedral da Sé, em Mariana (MG), recebeu na tarde de sábado, dia 16 de agosto, a segunda parte das imagens sacras restauradas. As seis esculturas, que fazem parte do acervo da Igreja, foram apresentadas durante um evento especial, antes da celebração da Santa Missa das 19h, e agora voltam a ocupar os altares laterais do templo.
As peças entregues são as imagens de São Pedro Apóstolo, São Pedro de Verona, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora do Carmo. A restauração foi viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, aprovados pelo Conselho Municipal de Patrimônio (COMPAT) do município.
Para o Reitor da Catedral da Sé, Padre Geraldo Buziani, a iniciativa vai além da preservação artística. Ele ressalta a importância das peças para a devoção e a espiritualidade dos fiéis, o que justifica “todo o esforço” para a busca de recursos e o acompanhamento do processo.
“As imagens agora estão sendo apresentadas com todos os seus atributos”, explica o Padre, detalhando que São Pedro Apóstolo retorna com as chaves em suas mãos, São Pedro de Verona com a palma, o punhal e a Bíblia restaurados, e Santa Luzia com a palma e os olhos nas mãos. Esse cuidado, segundo ele, visa tanto “favorecer a espiritualidade e a devoção” quanto “demonstrar a beleza artística e os detalhes da peça”.
Ainda segundo Padre Geraldo, o retorno das imagens é um “momento de muita alegria” para a comunidade. Ele adianta que outras peças, como as de São Francisco e São Miguel, ainda estão em processo de restauração e deverão ser entregues “em um momento oportuno”.
Maria do Carmo Queiróz, que integra o Conselho de Restauro das Imagens da Catedral, destaca o papel do grupo em intermediar o processo. “O acompanhamento foi um elo entre os restauradores, a paróquia, bem como os paroquianos”, destacou.
Ela ressalta que as imagens estavam danificadas pela ação do tempo e pela sujeira, e que a entrega do segundo lote é motivo de grande satisfação. “Hoje nós estamos entregando o segundo lote e com muita alegria, porque as peças estão maravilhosas”, comemorou.
Texto e foto: Dacom / Arquidiocese de Mariana – Divulgação