Plano prevê redução do uso de barragens, menor emissão de carbono e expansão da mineração circular.
A mineradora Vale investirá R$ 67 bilhões em Minas Gerais até 2030. Os aportes fazem parte de uma nova fase de operações no Estado, com foco em inovação, sustentabilidade e produção com uso reduzido de barragens.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira (04/09), durante a inauguração da mina Capanema, localizada entre os municípios de Santa Bárbara, Ouro Preto e Itabirito, na região Central de Minas Gerais.
Os recursos destinados aos cinco complexos operacionais da empresa em Minas Gerais devem ampliar a segurança nos processos produtivos. Com novas tecnologias, a mineradora também projeta reduzir a emissão de carbono e expandir a mineração circular.
Segundo a companhia, os investimentos devem gerar cerca de R$ 440 milhões anuais em royalties.
A maior parte dos investimentos será destinada à filtragem e ao empilhamento a seco de rejeitos, com o objetivo de reduzir de 30% para 20% o uso de barragens nas operações da Vale no Estado.
O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, revela que Minas Gerais está no centro da transformação da companhia.
“A mina Capanema exemplifica a nova fase da mineração em Minas Gerais e reforça nosso compromisso com um processo produtivo mais responsável, minimamente invasivo e com tecnologia e inovação aplicadas ao melhor aproveitamento dos recursos minerais e às iniciativas de descarbonização”, afirma.
Foto: Samuel Souza / Divulgação