A Vale está lançando um programa de desenvolvimento de carreira exclusivo para empregados que se identificam como parte da comunidade LGBTQIAPN+. A iniciativa reforça o compromisso da mineradora com a diversidade e a inclusão, além de marcar um novo avanço na construção de um ambiente corporativo mais plural e respeitoso.
Com a oferta de 500 vagas, o programa é o primeiro da empresa voltado especificamente para esse público. A companhia já desenvolvia ações de capacitação voltadas a outros grupos minorizados, como mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência.
A ação faz parte do Jeito Vale de Incluir, plataforma de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa. Estruturada em três pilares – desenvolvimento, métricas e suporte –, a iniciativa também contempla benefícios específicos para pessoas LGBTQIAPN+, como o custeio de hormonioterapia para transição de gênero e a cobertura de cirurgias do processo transexualizador pelo plano de saúde corporativo.
Além disso, a Vale oferece auxílio-creche para empregados em relacionamentos homoafetivos e permite o uso do nome social em crachás, e-mails corporativos e no aplicativo interno de comunicação.
Segundo a vice-presidente executiva de Pessoas da Vale, Catia Porto, a estratégia tem sido fundamental para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo. “Elevar o nível de consciência de nossos empregados na temática LGBTQIAPN+ e, principalmente, contar com ações de desenvolvimento e benefícios específicos tem sido fundamental para construir um ambiente de respeito para todas as pessoas, independentemente de orientação sexual e identidade de gênero”, reforça.
Nos últimos anos, a Vale tem intensificado suas ações para ampliar a conscientização interna sobre o tema. Desde 2023, a empresa integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIAPN+, movimento nacional dedicado à promoção dos direitos humanos LGBTQIAPN+ no ambiente corporativo.
A mineradora também investe regularmente em campanhas de letramento e sensibilização, além de produzir materiais educativos, como o Guia LGBTQIAPN+, o treinamento anti-LGBTfobia e a trilha de inclusão de pessoas trans.
Canais de escuta e acolhimento
A Vale também reforça seu compromisso com a escuta ativa e a segurança de seus empregados. A companhia mantém um Canal de Denúncias, disponível para públicos internos e externos, com gestão independente e ligação direta com o Conselho de Administração, garantindo imparcialidade nas apurações.
Além disso, a mineradora mantém um Canal de Acolhimento, que presta atendimento humanizado a vítimas de situações de discriminação ou violência, conduzido por profissionais especializados de uma empresa independente.
Foto: Divulgação