Será a primeira participação do comitê em um dos principais eventos nacionais de temática ambiental.
O evento, que tem como tema "Plantando o Futuro: Ciência e Inovação na Produção, Proteção e Uso Sustentável das Florestas", contará com um stand institucional compartilhado entre o CBH-Piranga e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), voltado à divulgação das ações do comitê.
O stand ficará aberto ao público no sábado e no domingo, das 12h às 20h30 e de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. A estrutura contará com slides e com exemplares de materiais didáticos para compreensão de como o comitê atua na região.
“Será uma grande oportunidade de expor a atuação do comitê em toda a bacia do Rio Piranga, bem como os nossos projetos e iniciativas, como o Protratar e o Rio Vivo”, afirma Carlos Eduardo Silva, presidente do CBH Piranga.
Em 2024, o CBH Piranga investiu mais de R$ 9 milhões de reais na bacia, com foco em segurança hídrica e qualidade da água destinada ao consumo da população.
O CBH Piranga
O CBH Piranga foi instituído em 20 de dezembro de 2002, através do Decreto Estadual N° 43.101, com base na Lei Federal Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, passando a integrar o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De caráter normativo e deliberativo, tem a competência de promover a gestão participativa das águas, no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga. Entre seus principais objetivos, está a promoção de programas e políticas voltados à preservação, recuperação e desenvolvimento sustentável da bacia.
Também conhecido como Parlamento das Águas, o Comitê é uma instância colegiada, formada por representantes dos poderes públicos (municipais, estadual e federal), da sociedade civil e dos usuários da água (dos setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica navegação, lazer, turismo e pesca).
Foto: Divulgação