O evento gratuito, será realizado entre agosto e setembro e reúne tradição e contemporaneidade em cidades da região.
“Imagine uma onda que não vem do mar, mas do tambor. Uma corrente de som que atravessa o corpo, estremece o chão e colore o ar”. É com esse sentimento que o Festival Os Sons do Brasil, patrocinado pela J. Mendes, retorna à região dos Inconfidentes com uma programação potente, diversa e gratuita. Entre os dias 20 e 31 de agosto, o evento ocupa o Museu Boulieu, em Ouro Preto, e segue para o Museu de Mariana entre os dias 5 e 7 de setembro, celebrando a pluralidade sonora que marca a música brasileira.
A edição deste ano traz ao palco de Ouro preto grandes nomes da cena nacional, como Sandra de Sá, Russo Passapusso & Ministério Público Sound System, Azymuth e Carlos Dafé, ao lado de artistas que renovam e reinventam a música brasileira como Jazz das Minas, Big Band Cefart, DigitalDubs e Sabrina Malheiros. Em Mariana, artistas como Carla Sceno , Allan Abbadia, IFÈsta, Silas Prado, Manoel Cordeiro e Filipe Cordeiro, já estão confirmados.
Desde sua criação, o festival já recebeu mais de 300 artistas e envolveu dezenas de milhares de pessoas, consolidando-se como uma plataforma de difusão cultural, encontro e escuta ativa. Mais do que um festival, Os Sons do Brasil é um movimento que articula arte, memória e território, promovendo experiências únicas em diálogo com o patrimônio das cidades históricas.
Em edições anteriores, já passaram pelos palcos do festival nomes como Chico César, Karol Conká, Hamilton de Holanda, Mart’nália, Zé Ibarra, Tim Bernardes, Marcos Valle, Toninho Horta, A Cor do Som, Gabriel Sater, Mestrinho e Jaques Morelenbaum. Cada apresentação amplia o repertório sensível do público e fortalece os vínculos entre arte e território.
Para 2025, o festival se reafirma como um espaço de celebração e reconhecimento. A proposta é mais do que ouvir: é sentir e vibrar. Entre tambores de terreiro, cordas dedilhadas e cantos que vêm da rua e da saudade, Os Sons do Brasil convida o público a mergulhar numa identidade sonora feita de muitas curvas, cores e histórias.
“Seguimos acreditando que a música brasileira é um elo poderoso entre pessoas, memórias e territórios. Nesta edição, queremos aprofundar ainda mais esse diálogo entre tradição e inovação, ocupando espaços históricos com sons que falam do presente, mas que carregam raízes profundas. Os Sons do Brasil é um convite à escuta, ao encontro e ao reconhecimento da nossa diversidade sonora como patrimônio vivo”, afirma Fernanda Bento, idealizadora e coordenadora geral do Festival Os Sons do Brasil.
O Festival Os Sons do Brasil é uma realização da Bento Produção Cultural, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da J. Mendes, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Museu Boulieu e do Museu de Mariana.
Programação - AGOSTO 2025 / FESTIVAL OS SONS DO BRASIL
28 de agosto (quinta-feira) - às 13h30
Passagem de Mariana - Trupe Sons do Brasil
29 de agosto (sexta-feira) – a partir das 19h30
DJ Pátrida
Big Band Cefart Palácio das Artes
Sandra Sá
30 de agosto (sábado) – a partir das 15h
Cortejo Sons do Brasil
a partir das 19h30
DJ Pátrida
Jazz das Minas
Azymuth convida Sabrina Malheiros
Carlos Dafé
31 de agosto (domingo) – a partir das 15h
DigitalDubs
Russo Passapusso & Ministereo Público SoundSystem
Festival Os Sons do Brasil
Data: Dias 29, 30 e 31 de agosto e 05, 06 e 07 de setembro.
Locais: Museu de Mariana e Museu Boulieu
ENTRADA FRANCA - RETIRADA NO SYMPLA
Foto: Divulgação