Alunos e comunidade se juntaram ao artista visual Caio Ronin para colorir o muro da Escola Municipal Monsenhor Rafael.
O muro da Escola Municipal Monsenhor Rafael, em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, se transformou em um verdadeiro mosaico de cores e histórias. Com mais de 20 metros, o painel foi criado com traços que dão vida ao patrimônio cultural da região, destacando três bens culturais do distrito: a Pedra do Vigia, a fachada da Igreja Sagrado Coração de Jesus e o conjunto da Estação Ferroviária de Miguel Burnier.
A ação integra o Projeto Educação Patrimonial Miguel Burnier ano II, que é patrocinado pela Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A gestão e produção são de Cristina Cairo Arquitetura e Através Gestão Cultural, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.
“É sempre muito gratificante apoiar projetos que reúnem a comunidade, em especial as crianças, para celebrar sua história. Esses momentos fortalecem o sentimento de pertencimento e valorização do patrimônio e da cultura local. É honrar o passado, para moldar o futuro com coragem e responsabilidade”, afirmou Bruno Castilho, Gerente de Responsabilidade Social da Gerdau.
Durante quatro dias, o artista visual Caio Ronin, de Santa Luzia (MG), convidou a comunidade escolar para viver uma experiência artística que uniu criatividade, aprendizado e troca de saberes. A prática proporcionou momentos de reflexão sobre a importância da arte como ferramenta de expressão, pertencimento e preservação da memória coletiva.
“Esse período de imersão em Miguel Burnier me oportunizou uma experiência incrível, para que eu pudesse, junto com as crianças e trabalhadoras da escola, construir coletivamente um painel que enaltece a identidade local”, ressaltou o artista.
Com dedicação e sensibilidade, Caio Ronin transformou cada dia em um espaço de intenso aprendizado, fortalecendo o vínculo entre comunidade e arte. O resultado foi um processo colaborativo, no qual cada participante pôde descobrir novas possibilidades de criação e levar consigo inspirações que permanecem além dos encontros.
O Projeto
Iniciado em fevereiro de 2025, o Projeto Educação Patrimonial oferece à comunidade local e alunos da Escola Municipal Monsenhor Rafael diversas atividades educativas e culturais, com oficinas de pintura, contação de histórias, produção de mapas afetivos e criação de um álbum de colorir.
Diante do sucesso das atividades, neste segundo ano, a programação traz como base a educação para o Patrimônio, utilizando ferramentas educacionais e artísticas como recursos essenciais para criar um ambiente que fortaleça identidades, valorize a diversidade e amplie as formas de reconhecimento das múltiplas riquezas que compõem a comunidade local.
Foto: Divulgação