Prazo para agendamento e tempo médio de atendimento foram reduzidos; serviço está disponível nas 57 unidades do estado.
A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Minas Gerais alcançou 15 mil vagas diárias nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), triplicando a capacidade registrada em 2023. A ampliação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), reduz o tempo de espera e garante mais agilidade no atendimento à população.
Quando a emissão da CIN teve início nas UAIs, em 2023, eram oferecidas 5 mil vagas diárias para agendamento. Em março deste ano, o número subiu para 11 mil e, agora, o Estado atinge a nova marca. Desde a implantação do serviço, as UAIs já realizaram mais de 2,5 milhões de atendimentos para emissão do documento.
A partir da ampliação, tanto o prazo necessário para o agendamento quanto o tempo médio de atendimento foram reduzidos. Atualmente, é possível conseguir vaga em uma semana a partir do agendamento e o tempo médio de atendimento foi reduzido para 15 minutos.
Mais atendimento
O aumento do número de vagas nas UAIs para emitir CIN foi possível devido à modernização do serviço, de treinamentos de pessoal em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e do aumento da rede de UAIs em Minas.
Em dezembro de 2023, o estado contava com 42 UAIs. Atualmente, são 57 unidades em funcionamento, além de quatro postos provisórios implantados em municípios – Camanducaia, Conselheiro Lafaiete, São Joaquim de Bicas e Viçosa – que estão em processo de implementação de uma UAI. Os postos são exclusivos para emissão de CIN.
"A ampliação do serviço demonstra o compromisso do Governo de Minas com a modernização, com a eficiência e com a melhoria dos serviços públicos para o cidadão mineiro", afirma o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten reforça que aumentar a capacidade de atendimento das UAIs é resultado de um trabalho de planejamento e de gestão focado em eficiência.
“Reduzimos o tempo médio de atendimento, investimos em tecnologia e reforçamos equipes para assegurar que o cidadão tenha um serviço público moderno e de qualidade. A CIN é um documento fundamental e queremos que sua emissão ocorra de forma ágil, segura e acessível em todas as regiões do estado”, destaca.
Foto: Divulgação