O vereador Erivelton Jayme confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2026. O anúncio o coloca no cenário de disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados e amplia o debate sobre o fortalecimento da representatividade política de Conselheiro Lafaiete e do Alto Paraopeba nos níveis estadual e federal.
Segundo o parlamentar, a decisão foi construída a partir de conversas com lideranças políticas, apoiadores e representantes de diferentes setores da sociedade. Ele afirma que o movimento não tem como objetivo dividir forças políticas, mas ampliar a presença da região em Brasília.
“Nosso propósito é somar para Conselheiro Lafaiete e para todo o Alto Paraopeba, nunca subtrair. A cidade já possui importantes nomes colocados para a disputa de deputado estadual e acredito que podemos construir um cenário em que Lafaiete tenha força tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Quem ganha com isso é a população”, declarou.
Erivelton avalia que o momento é estratégico para o município, defendendo que a atuação simultânea de representantes locais em Belo Horizonte e Brasília pode fortalecer a articulação política e ampliar a captação de recursos e investimentos.
Natural de Conselheiro Lafaiete, o vereador se define como “puro lafaietense” e destaca sua ligação com a realidade das comunidades locais e o conhecimento das principais demandas da população.
Ao longo de quase seis anos de mandato, Erivelton afirma ter viabilizado mais de R$ 10 milhões em recursos para o município, destinados às áreas de saúde, educação, infraestrutura, esporte e assistência social. Ele também destaca ter sido o vereador mais votado da história da cidade.
Sua trajetória política inclui a defesa de melhorias na BR-040, a modernização administrativa da Câmara Municipal durante sua presidência, a adoção de medidas de economia de recursos públicos e o incentivo ao esporte, com ênfase no fortalecimento do esporte amador.
O parlamentar também ressalta a relação construída com lideranças estaduais e federais, entre elas o deputado federal Fred Costa e o deputado estadual Doorgal Andrada. Segundo ele, essas parcerias já resultaram na destinação de investimentos para o município e podem ser ampliadas em uma eventual atuação na Câmara dos Deputados.
“A parceria construída ao longo desses anos demonstra que, quando há diálogo e articulação política, quem ganha é a população. Nosso compromisso é ampliar esse trabalho e buscar cada vez mais recursos e investimentos para Conselheiro Lafaiete e toda a nossa região”, afirmou.
Erivelton também destacou a parceria política de longa data com o prefeito Leandro Chagas, que, segundo ele, tem contribuído para o desenvolvimento do município e poderá ser fortalecida caso sua candidatura seja confirmada.
Com a oficialização da pré-candidatura, o cenário político do Alto Paraopeba ganha um novo elemento para as eleições de 2026, com o nome de Erivelton Jayme passando a integrar o grupo de lideranças que buscam ampliar a representação da região no Congresso Nacional.
Foto: Divulgação