Criada em 2005, a OBMEP é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Estudantes do ensino fundamental da rede pública e particular de ensino de Itabirito tiveram o desempenho reconhecido com medalhas de ouro, prata e bronze na cerimônia regional de premiação da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O evento foi realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), no dia 2 de agosto, e destacou, além do desempenho dos estudantes, o papel fundamental de professores e escolas no incentivo ao ensino da matemática.
“O resultado positivo reafirma o compromisso do município com as políticas públicas de educação, em especial com a valorização do ensino da matemática como instrumento de transformação social. Essa conquista é reflexo de um trabalho contínuo desenvolvido por nossos educadores. Ver os alunos sendo reconhecidos em âmbito regional e nacional é motivo de orgulho”, ressaltou a secretária de Educação, Iracema Mapa.
Reconhecimento nacional
Em junho, Itabirito recebeu duas medalhas de ouro na cerimônia nacional da OBMEP, realizada no Rio de Janeiro. A premiação representa o reconhecimento ao esforço dos estudantes e ao trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas locais.
Sobre a OBMEP
Criada em 2005, a OBMEP é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A Olimpíada objetiva estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos. A 19ª edição reuniu mais de 56,5 mil instituições de ensino, abrangendo mais de 5,5 mil municípios em todo o país.
Foto: Divulgação