A Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras acaba de ser premiada no Edital Ponto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. (PNAB)
Um dos pontos altos da premiação destaca a promoção do livro, da leitura e da literatura (Feiras Literárias); exposições de arte, economia criativa solidária, comunicação e cultura digital.
Este reconhecimento celebra a força da Política Nacional de Cultura Viva, que valoriza projetos e ações que já transformam territórios por meio da arte, do livro, da literatura e da memória cultural.
Todo o portfólio apresentado e a realização deste projeto foram idealizados e conduzidos com dedicação pela Coordenadora Andreia Donadon Leal, cuja trajetória reafirma a importância de acreditar na cultura como instrumento de cidadania e futuro.
O professor Dr. José Benedito Donadon-Leal agradece à Diretoria da Academia Marianense de Letras que incansavelmente trabalha para desenvolver projetos de promoção e de democratização da cultura literária e outras artes, especialmente as populares, com direcionamento à educação. O portfólio premiado pelo edital Ponto de Cultura da Secretaria de estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais contempla a vasta produção cultural, que contemplou parâmetros de diversidade e democratização da cultura, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva, demonstrou a produção dos últimos 03 anos de atividades da Academia, que promoveu ações culturais em sua sede, em escolas de periferias e em vias públicas de Mariana, demonstrando que a Literatura local é patrimônio vivo dos 329 anos de vida da Primaz de Minas Gerais.
Parabeniza os acadêmicos e pessoas da comunidade marianense que colaboraram para a conquista deste reconhecimento. À Escola de Violão Prof. Moura Santos, com 25 anos de ininterruptas atividades no ensino gratuito de violão aos marianenses; ao Madrigal Mariana pelos seus 50 anos de ininterruptas apresentações nas celebrações eucarísticas festivas de Mariana; ao Departamento de Cultura Popular que oferece cursos de artesanato, aos acadêmicos que oferecem cursos e palestras à comunidade marianense, à rede de parceiros de atividades, ALACIB, Aldrava, e a Prefeitura Municipal de Mariana o agradecimento e o desejo de vida longa a essas parcerias que resultam em eventos que promovem a cultura e as pessoas que fazem cultura em Mariana.
Foto: Divulgação