Por esse motivo, a partir de setembro iniciará uma série de ações especiais, que buscam reunir a comunidade, artistas, empreendedores e visitantes em diversos espaços do Distrito.
Desde sua implementação, marcada pela visita da primeira missão da Cátedra Unesco em Políticas Públicas e Economia Criativa, realizada em agosto de 2023, o Distrito Criativo Passagem se firmou como um espaço de inovação territorial e de economia criativa em Mariana, trilhando um caminho colaborativo com a comunidade.
A programação especial “Dois anos em Movimento” para este mês de setembro acontece entre os dias 10 e 23. Além disso, ela representa um movimento contínuo de fortalecimento de redes, ideias e parcerias. Entre os destaques, está o lançamento da Ponte – Criatividade Compartilhada, arranjo produtivo local que articula uma rede de produtos, serviços, experiências e projetos criativos desenvolvidos no DCP. O evento também apresentará novas iniciativas, além de portfólios e parcerias institucionais, reforçando o ecossistema de inovação social e cultural em Passagem.
Outro momento importante é a Primeira Roda de Turismo Comunitário, que inicia a construção coletiva dos portfólios de produtos, serviços e roteiros turísticos baseados nos saberes, vivências, espaços e patrimônios do território. A programação inclui, ainda, a sétima edição do Sabadinho na Passagem, evento que celebra a criatividade e a cultura local com a presença de empreendedores, artistas, grupos culturais e toda a comunidade.
A programação é uma oportunidade única para conhecer o que vem sendo construído, fortalecer alianças, lançar novas ideias e cocriar soluções que promovam a criatividade, o empreendedorismo, a juventude, a infância, o meio ambiente, a cultura e o turismo comunitário.
O Distrito Criativo Passagem conta com o desenvolvimento e ativação do Instituto Territórios Criativo e Clube Osquindô e parceria institucional da Cátedra Unesco em Políticas Públicas e Economia Criativa. As ações são coordenadas pelo Grupo de Trabalho e Produção do DCP.
Foto: Rodão Aguiar / Divulgação